Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
Logo NIC.br Logo CGI.br

Acontecerá no período de de 25 a 28 de julho de 2012, no Centro de Eventos da PUC em Porto Alegre, a 13ª edição de Fórum Internacional Software Livre - FISL 13. A equipe do NIC.br, assim como vem ocorrendo nos últimos anos, participará deste evento apresentando uma série de palestras e oficinas.

Entre elas, haverá três palestras e três oficinas que abordam o tema IPv6, além do concurso NTP, do lançamento do SIMET para Android e diversas palestras sobre outros temas. Confira no calendário abaixo e nas descrições detalhadas à seguir:

Palestras sobre IPv6

Tema: Ensinando Redes com Emuladores
Data: 25/07/2012 16h-17h
Resumo: Nessa palestra serão apresentadas ferramentas livres de emulação que podem ser utilizadas no ensino de redes, como o CORE, usado com bastante sucesso no curso IPv6 do NIC.br.
Trilha: Educação (1h)
Palestrante: Edwin Cordeiro

Tema: IPv6: Faça um software que funcione
Data: 28/07/2012 12h-13h
Resumo: Essa é uma palestra para desenvolvedores, que abordará o que tem de mudar para que um software suporte o IPv6.
Trilha: Ferramentas, Metodologias e Padrões (1h) Palestrante: Rodrigo Regis dos Santos


Tema: IPv6 - isso é pra valer?
Data: 26/07/2012 18h-19h
Resumo: Palestra introdutória, para quem descobriu o IPv6 apenas agora e quer saber mais, ou para quem quer atualizar-se sobre como anda a implantação e quais os principais desafios ainda existentes.
Trilha: Tópicos Emergentes (1h)
Palestrante: Antonio Marcos Moreiras

Tutoriais Práticos (oficinas) sobre IPv6

Tema:Tutorial Prático IPv6: Introdução e funcionalidades básicas
Data: 26/07/2012 10h-14h
Resumo: Este tutorial fornecerá uma experiência prática das funcionalidades básicas do IPv6, abordando assuntos como endereçamento, descoberta de vizinhança, autoconfiguração e diferenças em relação ao IPv4. Instrutores: Antonio Marcos Moreiras e Rodrigo Regis dos Santos
Pré-requisitos:

  • Conhecimentos básicos sobre redes IPv4 e Internet
  • Baixar a VM do laboratório em "https://ipv6.br/download" e trazer um notebook com ela funcionando no VirtualBox ou VMWare Player.

Não é preciso inscrever-se com antecedência. A participação é pela ordem de chegada.


Tema: Segurança em IPv6: IPsec, Firewall e ataques de DOS
Data: 27/07/2012 10h-14h
Resumo: Este tutorial fornecerá uma experiência prática de implantação de funcionalidades de segurança para o IPv6, cobrindo assuntos como IPsec, firewalls e maneiras de evitar e identificar ataques de negação de serviço. Instrutores: Heitor de Souza Ganzeli e Edwin Cordeiro Pré-requisitos:

  • Conhecimentos básicos sobre IPv6 ou
  • Ter participado do tutorial "IPv6: Introdução e funcionalidades básicas" ou
  • Estudar o elearning https://ipv6.br/curso
  • Baixar a VM o laboratório em "https://ipv6.br/download" e trazer um notebook com ela funcionando no VirtualBox ou VMWare Player.

Não é preciso inscrever-se com antecedência. A participação é pela ordem de chegada.


Tema: IPv6 para Administradores de Sistemas
Data: 27/07/2012 14h-18h
Resumo: Este tutorial apresentará experimentos práticos voltados à administradores de sistema, abordando a ativação do protocolo em servidores Web, proxy, de arquivos, de DNS, firewalls e as mudanças necessárias no gerenciamento das redes.
Instrutores: Alexandre Yukio Harano e Antonio Marcos Moreiras
Pré-requisitos:

  • Conhecimentos básicos sobre IPv6 ou
  • Ter participado do tutorial "IPv6: Introdução e funcionalidades básicas" ou
  • Estudar o elearning https://ipv6.br/curso
  • Baixar a VM o laboratório em "https://ipv6.br/download" e trazer um notebook com ela funcionando no VirtualBox ou VMWare Player.

Não é preciso inscrever-se com antecedência. A participação é pela ordem de chegada.

Concurso NTP

O NIC.br lançou o Desafio NTP, um concurso cultural com intuito de divulgar o NTP e NTP.br. A entrega dos prêmios será feita durante o FISL13, daqui a um mês aproximadamente, e há prêmios especiais para os participantes desse evento.

Lançamento do SIMET para Android

Lançamento do SIMET para Android no FISL13 !

O SIMET (Sistema de Medição de Tráfego de Última Milha) permite que você possa saber como está a qualidade da sua Internet. O SIMET já possui aplicativo para iPhone e no FISL será realizado o lançamento para Android!

Outras Palestras do NIC.br no FISL13

Tema: Zappiens.br - uma plataforma de código livre para portais de vídeo
Data: 26/07/2012 14h-15h
Resumo: O Zappiens.br é uma plataforma livre (https://sourceforge.net/projects/zappiensbr/) para portais de vídeo. Escrita em Java, suporta busca, conversão automática de formatos, vídeos em flash (com suporte a seek), e HTML5 com vídeos em OGG e H264. Permite ainda a integração com outros portais e mecanismos de busca por meio de sitemaps de vídeo e OAI-PMH. A plataforma Zappiens.br é usada no site https://zappiens.br, do CGI.br. Saiba como utilizá-la e colaborar em seu desenvolvimento nesta palestra.
Trilha: Desenvolvimento (1h)
Palestrante: Alexandre Harano e Antonio M. Moreiras


Tema: Têndencias Web: Estatísticas da rede
Data: 25/07/2012 11h-12h
Resumo: Trilha: Tópicos Emergentes (1h)
Palestrante: Heitor Ganzelli.


Tema: Não confie no relógio de seu desktop ou celular. Data: 28/07/2012 15h-16h
Resumo:
Trilha: Desktop e Distribuições (1h) Palestrante: Alexandre Harano.


Tema: Diferenças entre Medições Internet Utilizando Banda Larga Fixa e 3G - Um Panorama Brasileiro
Data: 26/07/2012 15h-16h
Resumo: Quando se fala de medições de qualidade Internet 3G, não é possível utilizar para análise de resultados as mesmas métricas e parâmetros de qualidade utilizados na banda larga fixa. A análise de redes 3G, em função das tecnologias utilizadas, possuem diversos parâmetros e métricas completamente diferentes das redes fixas, além de parâmetros adicionais que necessitam ser medidos. Esta apresentação visa mostrar algumas das principais diferenças entre estas redes, assim como os resultados das medições de qualidade Internet 3G feitos no Brasil, nos últimos 6 meses, utilizando o software Simet e Simet Mobile. Todos os dados serão apresentados por regiões e também comparados com os resultados dos testes de banda larga fixa.
Trilha: Tópicos Emergentes (1h)
Palestrante: Fabrício Tamusiunas e Ricardo Meira do Prado.


Tema: Infraestrutura e Apropriação de TIC no Brasil
Data: 26/07/2012 17h-18h
Resumo: O cenário da infraestrutura de TIC no Brasil tem passado por notáveis avanços. No entanto, o uso e a apropriação efetiva das ferramentas ainda se apresenta como um desafio para o desenvolvimento da sociedade do conhecimento.
Trilha: Tópicos Emergentes (1h)
Palestrante: Funcionário do CETIC (Centro de Estudos em TICs do NIC.br)


Tema: HTML5, WAI/ARIA e Acessibilidade
Data: 26/07/2012 12h-13h
Resumo: Acessibilidade na web é um dos grandes focos do W3C, inclusive na implementação de novos padrões. Nessa apresentação serão mostrados como o HTML5 e Acessibilidade andam juntos quando o assunto e desenvolvimento web. As mais modernas técnicas para implementação de recursos para tecnologias assistivas utilizando WAI/ARIA serão apresentadas nessa palestra. Trilha: Tópicos Emergentes (1h)
Palestrante: Reinaldo Ferraz, do W3C Brasil.

Compartilhe

Busca