Curso Avançado - Presencial

Com o intuito de ampliar o conhecimento dos alunos que finalizaram o curso básico de IPv6 a distância, a equipe do IPv6.br decidiu criar um curso de IPv6 Avançado presencial. Esse novo curso possui a duração de 20h e é uma continuação aos estudos de IPv6 para os alunos certificados no curso EAD.

O treinamento pode ser oferecido nas dependências do NIC.br, em São Paulo, ou em outras localidades, em turmas abertas, ou fechadas.

Custo

O valor de mercado dos cursos está estimado em R$ 2500,00 por participante. Contudo o Comitê Gestor da Internet no Brasil, o CGI.br decidiu, por tempo indeterminado, custear as despesas necessárias e manter os cursos gratuitamente, com recursos provindos do registro de domínios “.br”. Para turmas fechadas, normalmente realizadas a pedido de grandes provedores de Internet, conforme disponibilidade e após avaliação criteriosa da necessidade, as despesas de transporte e hospedagem dos instrutores devem ser arcadas pelo solicitante. 

Inscrições

As datas e locais dos cursos estão disponíveis no nosso calendário de atividades. As inscrições devem ser realizadas através do sistema de cursos e eventos do NIC.br disponível em https://cursoseventos.nic.br/curso/curso-avancado-ipv6/. A solicitação da matrícula não é garantia de sua inscrição. Você receberá uma confirmação sobre o recebimento de seus dados e, posteriormente, uma comunicação sobre sua aceitação ou não no curso. Inscrições podem ser recusadas por falta de vagas, ou não cumprimento dos pré-requisitos. Em caso de dúvidas, entre em contato via email: ipv6@nic.br
Procedimentos Para Cancelamento da Inscrição: Na impossibilidade de comparecer ao curso, o inscrito poderá cancelar sua inscrição com antecedência de até 05 dias através do sistema de cursos e eventos do NIC.br, caso contrário, inscrições para outros cursos poderão ser recusadas.

Pré-requisitos para participação

O curso é voltado ao pessoal técnico e gestores de TI de empresas usuárias e que oferecem conteúdos e serviços na Internet. Incluem-se portais de conteúdo, comércio eletrônico, empresas de mídia, empresas com sites institucionais, universidades, órgãos do governo, etc. Além disso, o participante precisa:
  • Obrigatório: Ter o certificado do curso básico de IPv6 a distância https://cursoseventos.nic.br/curso/curso-basico-ipv6-ead/  
  • Ser profissional de redes que esteja, ou estará, num futuro próximo, liderando o processo de implantação do IPv6 em sua instituição.
  • Ter bons conhecimentos teóricos e práticos sobre redes IPv4.
  • Estudar os vídeos expostos em nosso canal do youtube - https://goo.gl/z32nyu .
  • Trazer um notebook (com qualquer sistema operacional, preferencialmente com rede wifi) para acesso aos laboratórios.
  • Baixar a máquina virtual para os laboratórios baseados no CORE em http://ipv6.br/pagina/livro-ipv6/ e ser capaz de executá-la no VirtualBox ou VMWarePlayer.

Tópicos abordados

  • Situação atual do IPv6 no Brasil e no Mundo
  • Endereçamento e planejamento IPv6
  • Serviços em redes IPv6 (servidor web, proxy, DNS, etc.)
  • Segurança em redes IPv6
  • Técnicas de transição IPv6
  • Planejamento a implementação / Cenários