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Alguns provedores Internet nos procuram de tempos em tempos para nos
relatar dificuldades nesse momento de transição para o IPv6. Um dos
tópicos recorrentes é sobre games online. Esses provedores, como a
maioria aqui no Brasil, usam alguma espécie de CGNAT para compartilhar
endereços IPv4 públicos entre vários usuários. E também entregam já IPv6
na casa do usuário. Acontece que as plataformas de games online e alguns
consoles de videogame aparentemente não funcionam bem, ou não funcionam
mesmo, nem com IPv6, nem com IPv4 compartilhado, pelo menos em certas
situações.

Alguns nos dizem que é um problema bastante sério, que gera muitas
ligações no callcenter e bastante insatisfação dos usuários.

Sensibilizados pelo problema e com dificuldades de iniciar um diálogo
envolvendo as empresas responsáveis pelos games, nós resolvemos propor
um workshop, uma espécie de debate, no IGF, pra chamar a atenção sobre o
assunto. O IGF é um Fórum sobre Governança da Internet, um espaço
global, internacional, para o diálogo sobre vários assuntos relacionados
à Internet, onde participam empresas, governos, academia, a comunidade
técnica, ONGs, ou seja, todo mundo... O IGF é organizado pela ONU, mas é
um espaço multistakeholder, aberto para a participação de qualquer
indivíduo ou instituição, um espaço de diálogo importantíssimo para a
Internet atualmente. Pois bem, propusemos esse debate e ele acontecerá
em algumas semanas, na próxima reunião do IGF, em Paris.

Nós agora precisamos da ajuda dos provedores para levantar mais dados
sobre a situação. Seus usuários reclamam de problemas com alguma
plataforma de game online, ou algum console de videogame? Você entende
que esse problema específico é relacionado a falta de IPv6 nessa
plataforma, a problemas com a implementação do IPv6 nessa plataforma de
games, ou a alguma dificuldade com o CGNAT, com endereços IPv4
compartilhados?

Por exemplo, já ouvimos relatos sobre lentidão de games com CGNAT. Ou
sobre a impossibilidade de conexão ao game online, se o usuário está com
CGNAT. Sobre IPs que são colocados em blacklists e nunca mais saem,
prejudicando todos os que estão compartilhando o mesmo IP e obrigando o
provedor a tirar o IP do pool usado no NAT. Sobre plataformas que quando
entra um segundo usuário com o mesmo IP, o primeiro para de funcionar.
Entre outros. Seus usuários já relataram esse tipo de problemas? Ou
outros relacionados?

Preencha por favor o formulário online se tiver informações pra nos
fornecer:

https://goo.gl/forms/AQahTOfn6MdnMmYQ2

Leia a nossa proposta do IGF em:

http://www.intgovforum.org/multilingual/content/igf-2018-ws-306-game-over-ipv4-the-need-of-ipv6-for-the-future-of-games




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